Consumo Consciente: Uma saída para o Meio Ambiente! - Formigueiros.com
Formigueiros

Consumo Consciente: Uma saída para o Meio Ambiente!

Antes de mais nada, peço desculpas aos leitores desse blog pelos dias em que estivemos ‘fora do ar’ (por problemas técnicos, claro, como sempre costuma-se justificar…rs). Mas, enfim! No último dia 05 de junho (que nós estávamos off) foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente que trouxe programações intensas de uma semana em todo o país.

O tema não parece muito interessante, e muito menos atraente, talvez porque as pessoas tratem o assunto como se trata propaganda política, como imposição ou como um blá blá blá sem graça e que não desperta curiosidade nem bom senso algum.

Porém, essa semana (em um desses vários eventos citados acima) pude assistir a um vídeo que ilustra em detalhes o processo de consumo e seu fim. Um vídeo bacana, crítico e até risível que mostra passo-a-passo (e em números) o quanto somos ‘consumidos pela mídia’. Assista o vídeo:

E quem não quer um produto novo? Quem não gosta de se atualizar? É importante ressaltar que o vídeo não nos remete a voltar à idade das cavernas. Não, não é isso! Se foi assim que você entendeu, volte lá, assista de novo e preste atenção nos detalhes. De fato, o vídeo nos fala sobre consumo consciente. Você sabe o que é isso?

É muito comum as pessoas se apegarem a marcas pela ideologia da mesma (mesmo que seja ideologia ‘consumista’). É mais ou menos a mesma coisa! Só que o consumo consciente fala de buscarmos as origens desses produtos e saber para onde ele vai após nosso consumo para, diante disso, decidirmos pela compra ou não. E tem muita marca por aí que trabalha com essa filosofia. É buscar as marcas certas! E, porque não, se apegar a elas. Vivemos em um mundo capitalista. Sonhamos com o televisor novo pra assistir a Copa do Mundo, com um imóvel projetado, com um celular de dois chips (3,4,5…), com um MP11 (12,13…1000!). Enquanto isso, a TV nos mostra em seus comerciais que nossa TV está defasada, que nossa casa está em um design fora do padrão atual, nossos celulares e computadores são descartáveis (troca-se esses aparelhos como se troca de roupa). Deixamos de comer bem, muitas vezes, para comprar luxo e fazer inveja aos vizinhos! E não importa o calor infernal que estamos sentindo (o clima mais quente em 50 anos!) ou as chuvas catastróficas do sul/sudeste do país, pois sempre somos convencidos a comprar mais e ‘melhor’ (?). Agimos como se não houvesse solução para isso. Como se não houvessem alternativas que pudessem suprir nossos desejos sem que ao mesmo tempo nos prejudique.

Então, por favor, da próxima vez que houver em sua cidade alguma coisa relacionada às questões ambientais, aquecimento global, consumo cosciente ou coisas afins, tenham a curiosidade de conhecer. Existem muitas idéias bacanas que podem salvar o planeta (de nós mesmos!). Leiam, assistam filmes, busquem alternativas interessantes. Afinal de contas, não adianta pingos de pessoas fazerem suas partes, né?

A propósito, os comerciais de TV continuaram a existir, mas as vendas só existirão se continuarmos comprando. A vitrine permanecerá exposta, cabe a você escolher adquirir o produto ou não.

Espero ter contribuido (mesmo que não 100%) com a difusão da idéia de um mundo melhor.

Outros links relacionados:

Dicionário da Casa Ecológica

Cosméticos com responsabilidade sócio-ambiental

Biscoito Solar – Deliciosos, saudáveis e inovadores

Plante sua árvore (virtual)

 

Categorias: Formigueiros,Política
Tags: , , , ,
junho 9, 2010 | Por Arteira | Comente

Comente