Origem do Dia Internacional da Mulher - Formigueiros.com
Formigueiros

Origem do Dia Internacional da Mulher

Apesar de muitas controvérsias (por falta de material que comprove tais afirmações), o dia 08 de março foi consagrado o Dia Internacional da Mulher por conta de uma história bábarie de desigualdade entre gêneros, em todos os aspectos.

O site Sua Pesquisa revela que ‘no Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.’

O resultado dessa pressão gerou um ato de violência infame contra as 130 operárias que participavam deste manisfesto, sendo que todas estavam trancadas na fábrica que, ‘misteriosamente’, foi incendiada. Em 1975, através de um decreto da ONU, esta data passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Mulher (em homenagem às operárias mortas no incêndio).

Ironia do destino ou não, apesar das diversas conquistas, a maioria das mulheres ainda brigam pelas mesmas coisas, como salários iguais por um mesmo serviço, contra a violência masculina (que, em sua maioria, sentem-se ameaçados com tal eqüidade e querem ‘mostrar quem é que ainda manda’), desvantagens na carreira profissional e jornada de trabalho excessiva.

Apesar da evolução, somos iguais, mas ainda diferentes. Qual mulher não escutou alguma história de um homem que agrediu outra mulher e justificou dizendo: ‘não querem direitos iguais? Se quer ser igual a homem tem que saber levar porrada’, ou algo nesse sentido? Um pensamento torpe. Um exemplo enojante. Mas que, de fato, existe… E muito por aí! Claro… Mas essa igualdade (violenta) ainda não é capaz de levar homens a ajudar suas esposas nas tarefas domésticas. E agora, mas que antes, mulheres têm sido guerreiras, com ‘tripla’ jornada de trabalho: manhã e tarde no trabalho, e a noite como mãe, dona-de-casa e amante.  Por esta força, o Formigueiros parabeniza a todas as mulheres pelo seu dia!

Comente