Biblioteca Digital Mundial [grátis] - Formigueiros.com
Formigueiros

Biblioteca Digital Mundial [grátis]

Um grande presente da UNESCO para a população certamente é o site gratuito com acesso à Biblioteca Digital Mundial. De fato, não é bem uma novidade (já que o site funciona desde 21 de abril de 2009), mas a pesquisa e a leitura são bens que, quanto mais incentivados, jamais se decomporão.

Este site reune mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.

Fácil de navegar

Cada jóia da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e seu significado. Os documentos foram passados por scanners e incorporados no seu idioma original, mas as explicações aparecem em sete línguas, entre elas O PORTUGUÊS. A biblioteca começa com 1200 documentos, mas foi pensada para receber um número ilimitado de textos, gravados, mapas, fotografias e ilustrações.

Sobre a biblioteca e acesso

Embora seja apresentado oficialmente na sede da UNESCO, em Paris, A Biblioteca Digital Mundial já está disponível na internet através do site www.wdl.org.

O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar diretamente pela Web, sem necessidade de registro. Além disso, permite ao internauta orientar sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema, por sua variedade de línguas, pode, por exemplo, estudar em detalhe o Evangelho de São Mateus traduzido em aleutiano pelo missionário russo Ioann Veniamiov, em 1840. Com um simples clique, podem-se passar as páginas de um livro, aproximar ou afastar os textos e movê-los em todos os sentidos. A excelente definição das imagens permite uma leitura cómoda e minuciosa.

Entre as jóias que contem no momento a BDM está a Declaração de Independência dos Estados Unidos, assim como as Constituições de numerosos países; um texto japonês do século XVI considerado a primeira impressão da história; o jornal de um estudioso veneziano que acompanhou Fernão de Magalhães na sua viagem ao redor do mundo; o original das “Fábulas” de Lafontaine, o primeiro livro publicado nas Filipinas em espanhol e tagalog, a Bíblia de Gutemberg, e umas pinturas rupestres africanas que datam de 8.000 A.C.

Os seus responsáveis afirmam que a BDM está sobretudo destinada a investigadores, professores e alunos. Mas a importância que reveste esse sítio vai muito além da incitação ao estudo das novas gerações que vivem num mundo audio-visual.

Categorias: Formigueiros
Tags: , , , ,
março 26, 2010 | Por Arteira | Comente

Comente