Estréia o filme Avatar - Formigueiros.com
Formigueiros

Estréia o filme Avatar

Bom, eu ainda não tinha dimensão do trabalho (ou melhor, uma maior profundidade acerca deste trabalho) até ler matérias em jornais locais contextualizando toda a fase de execução do filme.

A produção

Avatar veio para o Brasil como o primeiro filme totalmente em 3D da história. Claro, para um trabalho tão grandioso não poderia contar com um cineasta amador. Quem lidera essa montagem é o diretor James Cameron, famoso por ser pioneiro em grandes inovações por filmes (sempre inovadores, diga-se de passagem) como Titanic, O Segredo do Abismo, True Lies e o Exterminador do Futuro, um misto de histórias previsíveis e inesperadas.

AVATAR

Para a finalização deste filme, só para se ter uma idéia do tamanho da produção, foram necessários 14 anos, desde o roteiro, inspirado em contos científicos que o diretor lia enquanto criança. Além disso, o filme conta com a tecnologia de computador WETA Digital (empresa do diretor de Senhor dos Anéis) que torna o filme o mais real possível aos olhos de quem assiste, que sente-se a todos os momentos participando das cenas como na vida real. Para isso, foi preciso mais de um pentabyte (que corresponde a mil terabytes). Tentando explicar melhor: Para afundar o navio do Titanic foram usados dois terabytes, ou seja, a produção de Avatar leva 1/500 acima disso!

O filme

Avatar conta a saga de um fuzileiro naval paraplégico que, apesar de sua condição, viaja anos-luz à Estação Pandora para exploração de um minério raro que pode ser a solução para a crise energética na Terra. Entretanto, como a atmosfera em Pandora é rigorosamente tóxica, é necesário utilizar o DNA humano com o DNA de um nativo de Pandora, transformando-se em um avatar. Nestas condições, o herói da história não tem nenhuma deficiência, e, em uma luta contra os habitantes do lugar, acaba sendo salvo por uma Na’vi. E esse encontro é o que pode definir o destino desta guerra e de toda uma humanidade. Assistir o trailer do filme Avatar:

Caso não esteja conseguindo visualizar corretamente, clique aqui.

Críticas

O jornal O Povo classifica a Estação Pandora como Iraque (do ponto de vista militar), tendo em vista que os ataques dos ‘americanos’ tem interesse totalmente econômico. Uma outra referência é que Pandora é a comunidade em plena harmonia com o meio ambiente, o que meio que ‘dá um toque’ para a nossa eterna despreocupação com esta preservação. Entretanto, a crítica não desmerece a grandiosidade deste espetáculo, reafirmando que Avatar reinventa o cinema com um filme de pura mágica e que envolve o fantástico.

Conheça a tecnologia utilizada no filme (making of):

Categorias: Cinema,Formigueiros
Tags: , , , ,
dezembro 17, 2009 | Por Arteira | 2 Comentários

2 Comentários to “Estréia o filme Avatar”

  1. Danilo Santos:

    Putz, que filminho ruim….fui ver em 3d, e na primeira meia hora, voce pensa “cara que legal” mas depois…depois do impacto inicial vem uma historia cheia de clichês, num roteiro infantilóide (os fãs dos filmes da xuxa vão adorar…), com personagens esquematizados (mocinhos bonzinhos contra vilões malvados) e “mensagens” ecológicas de uma pieguice tosca…e pensar que se gastou tanto em tecnologia (antes tivessem gasto mais com um bom roteirista e um diretor menos mega-plus-ultra-super…vazio de idéias). Mas nem tudo está perdido, se voce tem menos de 12 anos vai adorar…boa diversão!

  2. Oscar 2010: Confira a lista de indicados | Formigueiros.com:

    […] a hora de todos conhecerem os indicados aos melhores do ano, nas mais diversas categorias. ‘Avatar‘, como não era surpresa pra ninguém, encabeça o maior número de indicações junto à […]

Comente