Filme: Lula, o filho do Brasil - Formigueiros.com
Formigueiros

Filme: Lula, o filho do Brasil

A capa de uma revista deste mês (não me lembro qual) traz na capa uma crítica ao filme ‘Lula, o filho do Brasil, insinuando ‘politicagem’ e custo acima do necessário (como já era esperado), e acaba atiçando a curiosidade de conhecer essa história… Para o diretor do filme, Fábio Barreto, o filme conta ‘a história de um homem comum, um brasileiro que sai do nada e se transforma em um homem extraordinário’. E lhes digo, é realmente comovente. Digna de um filho do Brasil, como outros Silva ou outras famílias que venceram suas dificuldades. Não falo de pena, falo realmente do extraordinário, um homem que tinha tudo, desde o berço, para ser uma pessoa falida, sem estrutura financeira ou emocional e, de repente… Presidente da República do Brasil. Um ‘analfabeto’ como a crítica sugere, que conseguiu trazer a este país coisas que os ‘letrados’ jamais se esforçaram ou conseguiram fazer. Claro… Não se pode fazer tudo, o país ainda tem muito a se melhorar, mas já fica a cargo de quem vencer as próximas eleições, certo?

Baseado no livro de Denise Paraná, o filme conta a história do presidente Lula desde seu nascimento até a morte de sua mãe, quando ele já tinha 35 anos e era um líder sindical e foi detido pela polícia em plena ditadura militar. No decorrer de sua história, conta sua vida ao lado de um pai violento que sempre repetia que ‘filho meu não pode se dar ao luxo de estudar, filho de pobre tem é que trabalhar’, enquanto a mãe insistia que seu filho estudasse para ‘ser alguém na vida’. Para sua mãe (que também vale uma grande história de mulher valente e batalhadora), a maior realização do filho tinha sido um diploma do SENAI para trabalhar como mecânico (pode?), trabalho que, mais tarde, o faria perder um dedo. Um outro fato marcante foi a perda de sua esposa e filho durante o parto… A viagem de ‘pau-de-arara’… Enfim… Como o próprio filme sugere, ‘você sabe quem é esse homem, mas não conhece sua história’. O cara é um vencedor! Isso é incontestável… Vale a pena conferir. A estréia está prevista para janeiro de 2010. Para saber mais, acesso o site: http://www.lulaofilhodobrasil.com.br/.  Confira o trailer e tire suas próprias conclusões:

Categorias: Cinema,Formigueiros
Tags: , , , ,
outubro 17, 2009 | Por Arteira | 15 Comentários

15 Comentários to “Filme: Lula, o filho do Brasil”

  1. Norma:

    Esse filme tenta colocar Lula na figura de um Padre Cícero, se
    utilizando da baixa cultura das pessoas para angariar votos para o PT,
    que se demonstrou um partido corrupto no poder. O filme usa elementos
    melodramáticos para romancear a história do petista, e mantê-lo
    blindado das denúncias de corrupção perpetradas pelo seu partido. Dizem
    os produtores, num esforço de dissimulação, que estão à cata de lucro
    com o filme, e que não tem a intenção de mitificar o líder do PT, mas
    esse discurso é facilmente desmontado pelo título da pataquada: Lula, é
    filho da mãe dele, não do Brasil. Ufanista, comunista, sentimentalóide,
    petista, eleitoral, parcial, menos artístico é o valor dessa propaganda
    eleitoral travestida de cinema. Se fosse lançado um filme de Lula daqui
    2 anos, até eu desconsideraria os meus comentários, mas lançá-lo 6
    meses antes de um pleito torna claro os interesses eleitoreiros do filme.

  2. fátima:

    claro gente que vou ver o filme e votar na Dilma tambem tudo que o Lula pedir eu faço com todo respeito , já o Serra?… imagine

  3. fátima:

    norma vovçE é tão politicamente correta ,porque não se candita na mesma chapa marina eloisa helena e voce pra senadora,oces vão dar conta ainda mais que a marina é uma das 50 pessoas no mundo a salvar o planeta ha! não me faça rir minha querida

  4. fátima:

    norma por que vce acha que todo mundo que votou no Lula é desqualificado,é analfabeto etc.. não é bem assim,e se for analfabeto culpa´dos governantes anteriores que mto eruditos e letrados conseguiram deixar um pais pobre desigual e fizeram isso em 500 anos sem um erro de ortografia, já dizia L. Fernando Veríssimo. e tchall não quero mais conversa tolinha

  5. Escândalo do ‘mensalão’ vira filme - Formigueiros.com:

    […] Antes na História Deste País’, além de usar intencionalmente a frase do presidente Lula referindo-se à sua gestão, mostra de maneira ‘fictícia’ a história de um dos […]

  6. Sérgio Soeiro:

    Norma. Você deve ser mais uma das viúvas de FHC. Aliás, se você conhecesse realmente o presidente Lula, se envergonharia dessa bobagem que escreveu. Por exemplo: Seu ídolo tucano já reconheceu seu rebento (ex-bastardo) com a Míriam Dutra que a “grobo” escondeu por 18 anos. Quando Lula disputou a eleição contra (este sim!) o dissimulado e funesto FHC, chegou em suas mãos o dossiê completo da “pulada de cerca” de seu opositor. O Lula, na ocasião, disse que perderia todas as eleições que disputasse onde tivesse que usar algum argumento que não fosse ligado à política. Como se sabe, o FHC venceu nas duas vezes que disputou e nunca se ouviu do Lula a mínima insinuação sobre o fato. Se você não sabe, algo menos grave decidiu uma eleição a favor do outro pilantra chamado Collor. A única razão para alguém ter tanta antipatia pelo político mais popular do planeta, um presidente que, em cada dez brasileiros, oito lhe têm aceitação e que retirou 38 milhões de pessoas da linha da miséria, só pode haver uma razão: ignorância!

  7. Victória:

    Pelas replicas parece que a turma não gostou da opinião da Norma. E inegável que o Presidente Lula é carismática. Mas seu carisma sem a maciça máquina de marketing não se faria tão presente. Não sou viuva de FHC mas devemos reconhecer os méritos de FHC que deixou a “cama feita para Lula se deitar”. Mesmo sendo o político mais popular do planeta não quer dizer que está imune a críticas. O poder modifica as pessoas e não vejo mais o Lula do passado que apregoava determinados valores e hoje se afastou deles. A midia divulga que retirou 38 milhões de pessoas da linha da miséria, que gasta 11 (onze) bilhões com o bolsa família e, ainda pretende distribuir 11 bilhões (se não me engano) celulares para os detentores desse benefício. Agora de onde sai esse dinheiro todo?…De onde sai o dinheiro que empresta ao FMI, de onde sai o dinheiro das dívidas que perdoou de outros paises? De onde sai o dinheiro para a instalação de embaixadas em paisecos da America Latina sem representação internacional? Do bolso da classe média assolada com 37 de impostos…
    Se o Brasil surfou na crise mundial que se alastrou no mundo não foi devido ao Lula e, sim aos bancos atolados de dinheiro devido aos altos juros que cobram. Nunca se arrecadou tanto e nunca se gastou tanto em coisas que não geeram melhor qualidade de vida para determinada camada de brasileiros. Será que o mal explicado “apagão” que deu prejuizos a muita gente que labuta é resultado de que?… Falta de investimento. E teremos novos apagões no ano que vem com a retomada da econômia. Se os apagões não vieram no ano passado foi porque as industrias reduziram suas atividades agora retomadas. E a segurança? Qual foi a postura até agora do executivo? Nenhuma me parece já que vivemos a mercê dos bandidos.
    E a educação? E a saude? E outras coisas mais. Quanto ao pilantra do Collor não parece ser tão pilantra já que se tornou amigunho. Por tudo estou inclinada a concordar com a norma: Esse filme não passa de uma patuscada financiado por um bando de puxa-sacos que talves lhes traga algum retorno financeiro e sirva de mais uma propaganda de um Presidente que não quer largar a cena política e se perpetuar no poder nos proximos 4 anos tendo como figurante a Dilma e depois se candidatar a 4 anos. O Brasil, atualmente, esta impregnada das idéias importadas dos tiranos latinos americanos que ao que tudo indica combina com a cabeça de um Lula (atual) tão distanciada da famosa ética pregada pelo seu PT.

  8. joaquim:

    Por incrivel que possa ser eu ainda não consigo engolir pessoas com discusos infundados.
    Victória não é Vitória, acorada Victória e seja Conquista pois nem todos que alcançam a vitória conquistam alguma coisa.
    Os impostos criados e aprovados pelas regras da lei pode não ser justo mas desde que seja aprovado é legal, porem nunca na hitória deste pais tivemos uma distribuição de renda como estamos tendo agora, e a forma que esta sendo implantada com o alcançe a um maior número de brasileiro que tambem foi implantado no governo do senhor sociologo Henrique ditador, criado pelo nosso Senador Suplicy é uma maneira de se distribuir renda neste pais que tanto amamos amamos eu falo de nós os verdadeiros brasileiros que conhece a realidade deste Brasil e não de alguns como você que deve pegar seus tustões e em suas férias sair corendo para europa quando não para o tio san, acorde Victória e vamos enxergar a realidade. Realmente a cama fernando henrique comprador do congresso de melo arrumou, porem foi para não machucar os brasileiro enquan ele ficava em cima de nós e te digo mais este cidadão sim quis de todas as formas se perpetuar no poder e graças a Deus nós BRASILEIROS DA SILVA, não deixamos.

  9. RICARDO:

    Onde o PT governa sempre da certo …. e o pobre é feliz com o 13 por perto ….

  10. nilton de souza moraes:

    quaquá

  11. Moreira:

    Não seria preciso o filme para que Lula fosse tão ilustre como Padre Cícero. Realmente para ignorantes é difícil admitir que um homem que veio da miséria pudesse chegar a presidência da república. E muito mais do que chegar onde chegou, fazer o que fez mesmo com a cama completamente desarrumada,ao contrário do que a querida vitoria disse. O Brasil nunca esteve tão bem quanto agora, recomendo aos ignorantes que pesquisem dados econômicos e sociais do fim do governo de FHC e os de agora. Só não vai entender quem realmente for cego. Na verdade é isso que acontece com ignorantes como a querida Norma e Vitoria, que pra elas é valido o ditado PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER. Para finalizar quem está a fim de se emocionar com uma historia real e mostrada através de um ótimo filme veja “Lula o filho do Brasil”.

  12. Junior Cozzolino:

    Não discutirei política, por não ser o assunto em questão, mas respeito o ponto de vista de quem postou no blog, apesar de discordar veemente do que foi escrito.

    A “estória” de Lula é realmente boa sim, afinal, sair de onde ele sair e chegar onde chegou é digno de um filme si, ao meu ver, mas desperdiçaram uma excelente oportunidade de fazer algo realmente surpreendente.

    Demasiadamente mixuruca, pecam em criar um clima no enredo, e não consegue cativar e sequer emocionar a platéia.

    Outro mérito que não entro é sobre a VERDADEIRA estória de sua vida, pois sabemos que santificaram em demasia o personagem em alguns pontos, mas não em todos, pois o vocabulário, vícios e palavrões são típicos do mesmo, mas ninguém lhe tira o mérito de ser muito carismático.

    Enfim, não deixem de assistir baseado em meu ponto de vista, e não se empolguem muito com o de quem publicou o post, pois certamente só o tempo dirá realmente se a grande maioria aprovou ou não, mas pelo que já senti de inúmeras pessoas, perderam uma grande oportunidade de fazerem algo decente…

  13. luciano:

    É DE IMPRESSIONAR OS PUXA SACO DE PLANTÃO DO REGIME LULISTA. EU ACHO ENGRAÇADO ESSA GALERA DO PT, MAIS PRECISAMENTE AS PESSOAS QUE ATACAM COM PAUS E PEDRAS QUEM OUSA CRITICAR O “MITO” LULA, POIS SE NÃO SÃO BENEFICIADOS DIRETAMENTE PELA MÁFIA IMPETRADA PELO PETISMO NESTE GOVERNO (O QUE JUSTIFICARIA SUA POSIÇÃO PORQUE GANHAM ÀS CUSTAS DA NAÇÃO), NÃO PASSAM DE UM BANDO DE ALIENADOS, QUE DEFENDEM ALGUÉM QUE VILIPENDIA A IMAGEM DO POVO BRASILEIRO, AO ADERIR, DA FORMA MAIS NEFASTA POSSIVEL, À VETUSTA CORRUPÇÃO QUE SEMPRE ASSOLOU ESSE PAIS. E O PIOR, NÃO GANHAM UM CENTAVO A MAIS POR ISSO, EH EH! ISSO SIM É QUE É ALIENAÇÃO, EH EH EH EH!!!
    SE O FILME DESCREVE A VIDA DE UM HOMEM QUE SAIU DA MISÉRIA MATERIAL, OUTRO FILME DEVE SER FEITO PARA NARRAR A VIDA DE UM HOMEM INGRESSO NA MISÉRIA ÉTICA E MORAL. COMO PODEM DEFENDER UM HOMEM CAPAZ DE SE ALIAR À ALA MAIS SUJA DA POLITICA NACIONAL? COMO ENTENDER QUE LULA, A ESPERANÇA DO POVO, QUE PROMETIA UMA REVOLUÇÃO NA POLITICA, SE ALIAR COM O ESCÁRNIO DA ÉTICA E DA MORAL REPRESENTADO PELAS FIGURAS DE SARNEY, COLLOR, RENAN CALHEIROS, JADER BARBALHO E TANTAS OUTRAS PERNICIOSAS FIGURAS QUE A DECADAS VIVEM DA EXPLORAÇÃO DO POVO?
    AO INVÉS DE DEFENDER A FIGURA DE LULA, MEUS AMIGOS, DEFENDAM O VALOR DA ÉTICA, DA MORAL, DO COMPROMISSO PÚBLICO COM O BEM ESTAR DO POVO E NÃO COM O USO DA MAQUINA PÚBLICA PARA BENEFICIAR A FILHOS (LULINHA) E AMIGOS.
    LULA NÃO DIFERE DE NENHUM POLITICO CORRUPTO QUE JA PASSOU PELO PODER. NÃO DIFERE DO MALUF, DO SARNEY, DO QUERCIA, DO COLLOR, ENFIM, TRATA-SE DE UM CIDADÃO QUE, COM O IMENSO APELO DETIDO NA SUA EX CONDIÇÃO DE POBRE, FEZ DISSO SUA BANDEIRA NO SENTIDO DE MOBILIZAR A MASSA DE IGNORANTES, A FIM DE ILUDI-LOS COM FRASES DE EFEITO COMO: “SE EU CHEGUEI ATÉ AQUI, VCS TAMBÉM PODEM”. NO ENTANTO MEUS AMIGOS, O FATO DESSE CAMARADA TER SIDO POBRE NÃO LHE DÁ CERTIFICADO DE IDONEIDADE, ATÉ PORQUE POBREZA NÃO DIGNIFICA NINGUEM.
    O MELHOR QUE TODOS NOS DEVEMOS FAZER É CUIDAR DA NOSSA PROPRIA VIDA, ZELAR PELA NOSSA CONDUTA ÉTICA E, DESSA FORMA, VOTAR EM PESSOAS QUE MELHOR REPRESENTEM OS VALORES DE UMA SOCIEDADE QUE PRIME POR ESSE VALOR. DEFENDER POLITICO SAFADO, QUE NECESSITA DE FILME PARA SE SANTIFICAR, NÃO TRAZ COMIDA PRA DENTRO DE CASA.
    “ABRAM OS OLHOS COMPANHEIROS”

  14. Filmes nacionais com estréia em 2010 | Formigueiros.com:

    […] polêmicos, por sua história, por seu orçamento ou pelas mais variadas causas políticas. O filme Lula, o Filho do Brasil, conta a história do nosso atual Presidente da República. Críticas ou afetuosidades à parte, é […]

  15. Ilka:

    Realmente, eu concordo com a Norma e o Luciano em genêro número e grau….
    Propaganda política deslavada, o pior é que os puxas sacos do Lula (que parece que ganham algum para o apoiar, que digam as investigações e CPIs abortadas SEMPRE pelo governo)manobram esta história como um exemplo, como se qquer pessoa desta nação pudesse superar as dificuldades – superar de que forma? com o bolsa família que é uma fraude?(vai saber pra quem esse cara acendeu velas, pra Deus ou o Diabo)
    Luciano, o que mais me deixa em desespero é que a meta foi cumprida, a massa acredita nessa porcaria manobrada para o bel prazer do PT.

    Acredito que o filme merece uma continuação mostrando toda a imundice escondida sobre o lema “governo da transparência” – fala sérioooooooo

    Lula, para fazer “jus” a história apelativa do filme, que tal diminuir as despesas do governo? diminuir os ministérios que não existiam nos governos anteriores??? – comece agora a limpa a sua imagem…depois, talvez, acreditaremos no filme.

    DEUS TENHA PIEDADE DE NÓS nestas eleições!

Comente