Quem inventou o Dia das Crianças? - Formigueiros.com
Formigueiros

Quem inventou o Dia das Crianças?

Dia 12 de outubro, como todos sabem, é o Dia das Crianças. É dia de presentes, de um ‘obrigado’, de um sorriso, de carinho, de um abraço… E quando falamos em presentes, falamos também da presença de alguém que amamos muito. Para muitas crianças é o dia de ter os pais por perto, sejam biológicos ou não, para ir à pracinha tomar um sorvete ou brincar pelo parque ou simplesmente para estar perto e compensar a ausência de um dia todo de trabalho.

criança

Mas, como surgiu o dia das crianças? Quem inventou essa história de presentes? No Brasil, o Dia das Crianças foi ‘inventado’ na década de 20 pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. A lei foi aprovada sob decreto nº 4867 no dia 05 de novembro de 1924.

Mas por que 12 de outubro? O dia dos pequeninos só passou a ser comemoradomesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma parceria com a Johnson & Johnson para lançar a campanha ‘Semana do Bebê Robusto’ (lançada no dia 12 de outubro) e aumentar suas vendas. A partir daí, outras empresas passaram a adotar o mesmo método, transformando o Dia das Crianças em ‘dia das crianças ganharem presente’.

Curiosidades: Muitos países comemoram o Dia das Crianças em outras datas. Na Índia, por exemplo, é comemorado no dia 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, no dia 01 de junho. Na China e no Japão, no dia 05 de maio. E o Dia Universal da Criança, de acordo com a ONU, é dia 20 de novembro, data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. As fontes são do site do Terra.

Alguns desenhos para colorir:

colorir

colorir1

colorir2

colorir4

colorir 5

1 Comentário to “Quem inventou o Dia das Crianças?”

  1. smilla:

    eu achei muito legal e queria mais informacoes

Comente