Presente para o Dia das Crianças - Formigueiros.com
Formigueiros

Presente para o Dia das Crianças

Apesar de não ser adepta dos presentes materiais como símbolos de afeto, existem alguns presentes que ainda valem a pena cultivar e que parecem esquecidos. Não vejo com tanta freqüência, por exemplo, os pais lendo ou contando histórias para os seus filhos. As crianças hoje são bem independentes, escolhem jogos violentos, ou filmes que lhes fogem a censura e muitas vezes as pessoas se perguntam o por quê de tanta violência ou de outras atitudes precoces. Mas, apesar do não-consumismo, acredito que alguns valores e algumas histórias infantis educativas devam ser preservadas.

chapéu

Em Fortaleza (Ceará) alguns professores já tem utilizado o método de contação de histórias infantis em seus trabalhos. E, inclusive, professores dos cursos de formação de professores estimulam esses novos métodos para ensinar a educar de maneira lúdica e dinâmica. Um exemplo desses artefatos são as bonecas dois em um e três em um.

A artesã Fátima Araújo aprendeu a fazer bonecas desde cedo, quando sua mãe lhe dava bonecas velhas de suas irmãs para que ela reformasse. Desta forma, trabalha na confecção de bonecos de pano e outros artesanatos há mais de trinta anos, tendo em seu currículo diversos cursos ministrados na área nas mais renomadas casas e instituições de arte.

chapeu 2

Na foto acima está a boneca 3 em 1 para contação de histórias da Chapeuzinho Vermelho. É bem interessante: De um lado você vê a Chapeuzinho Vermelho. Quando você vira o vestido dela (de cabeça para baixo) encontra a vovó. E quando você coloca a touca cobrindo o rosto da vovó, do outro lado aparece o lobo. Excelente para contar essa historinha que cultivava a nossa educação antigamente. E o melhor: É feita com algodão anti-alérgico! Para entrar em contato com Fátima Araújo e saber mais sobre seu trabalho e principais produções, você pode contatá-la pelo (85) 8838.6121 ou pelo e-mail famaraujo54@hotmail.com.

Categorias: Formigueiros
Tags: , , , ,
setembro 28, 2009 | Por Arteira | Comente

Comente