Como funciona o cinema 3D - Formigueiros.com
Formigueiros

Como funciona o cinema 3D

Hoje li um texto interessante em uma prova que realizei para concurso público que falava sobre como os filmes de terror são recorde de bilheteria. Por que o medo daria tanto prazer? Segundo os psicólogos referenciados no texto (não recordo os nomes), as pessoas tem sensações negativas e positivas quando se propõem a ‘ter medo’. Alguns fatores explicam como, por exemplo, o fato de o ambiente ser favorável, causando uma certa estabilidade e o prazer em enfrentar (e até sentir prazer com isso) os seus medos.

E isso me remete a febre que está sendo atualmente o cinema 3D. Com o intuito de chegar o mais próximo possível da realidade, o cinema 3D vem ganhando as bilheterias dos cinemas no Brasil.

ciname3d

Para entender um pouco como funciona o cinema 3D, coloquei abaixo os cinco passos extraidos do Jornal O Povo:

1) Capturando as imagens: são utilizadas duas câmeras, uma para capturar imagens para o olho direito e outra para o esquerdo. Quanto mais distante, mais a imagem parecerá real ou ‘fora da tela’.

2) Edição: como são utilizadas duas câmeras, o filme em 3D tem 48 quadros por segundo, o dobro utilizado nos filmes convencionais, sendo 24 visualizadas pelo olho direito e as outras 24 com o olho esquerdo.

3) Projeção: a luz do retroprojetor vai à tela em espiral e os quadros se alternam, pois uns giram para um sentido e os demais giram para um sentido contrário. Além disso, a tela é refletiva (prateada), permitindo que essa luz passe a idéia de ir além de uma tela normal.

4) Os óculos: possuem filtros de polaridade, o que permite que cada olho capte um quadro, como se cada pessoa visse a mesma coisa através de dois focos diferentes.

cinema 3d2

5) O cérebro: a distância entre os dois olhos fazem com que vejamos a mesma coisa sob ângulos diferentes. Com base nessas duas imagens vistas por cada olho, o cérebro nos engana e forma uma terceira imagem, proporcionando a profundidade da cena através da terceira dimensão.

É… Parece que esta ‘novidade’ vai dar o que falar. E quem sabe até reduzir a pirataria, já que a TV não passa a idéia da terceira dimensão com fidelidade. E aguardem as novidades dessa modalidade de vídeo, pois vi em um desses sites de cinema que o diretor do Titanic estaria lançando uma nova versão do filme em 3D. Você está preparado pra embarcar neste navio? Sejam bem-vindos à modernidade! 

Categorias: Cinema
Tags: , , , ,
agosto 2, 2009 | Por Arteira | 3 Comentários

3 Comentários to “Como funciona o cinema 3D”

  1. Curso de animação em 3D com professores da Pixar e Dreamworks [on line] - Formigueiros.com:

    […] A escola Art&Cia de arte e animação localizada em Manaus está promovendo um curso de animação em 3D e 2D on line com início ainda neste mês de outubro. No curso, os alunos terão acesso aos […]

  2. Estréia o filme Avatar | Formigueiros.com:

    […] veio para o Brasil como o primeiro filme totalmente em 3D da história. Claro, para um trabalho tão grandioso não poderia contar com um […]

  3. malcon:

    achei uma merda

Comente