Viva São João! - Formigueiros.com
Formigueiros

Viva São João!

Mês de junho é mês de festa no Nordeste do Brasil (e no mundo, cada qual com suas crendices). Já falei em outro artigo sobre as simpatias de Santo Antônio, a ser comemorado no dia 13 de junho. Agora nada mais justo que falar do santo mais comemorado do mês: São João.

sao-joao

Comemorado no dia 24 de junho, aqui no Brasil, diz-se que as festas juninas são comemoradas com fogueira porque assim foi comemorado o nascimento de São João, com muito barulho, luz e alegria. Dentre as principais representatividades deste evento estão a fogueira, os fogos, os balões e o mastro. Além disso, é muito comum as danças características da roça (quadrilhas), o ‘arrastepé’,  e o famoso casamento matuto, onde os atores/dançarinos encenam uma peça, cada um com sua história, e muitas vezes concorrem a festival com as histórias criadas.

As músicas… Só de pensar já fico arrastando meu pezinho aqui no chão. Luiz Gonzaga não pode deixar de ser citado e sua famosa música muito utilizada no São João, que em seu trecho diz algo mais ou menos assim ‘…Foi numa noite igual a esta que tu me deste teu coração, o céu estava assim em festa, pois era noite de São João… E no terreiro o teu olhar, que incendiou meu coração’… (muito bem utilizado no comercial do bombom Sonho de Valsa, vale salientar! Ficou lindo o slogan ‘patrocinador oficial do amor do São João’)

Outra coisa muito legal no São João são as comidas típicas: tem cocada, pé-de-moleque, quentão, paçoca, maçã do amor, pamonha, canjica, bolo de milho, milho verde… Para esquentar os nossos corações, estou disponibilizando abaixo a receita do famoso quentão.

COMO FAZER O FAMOSO ‘QUENTÃO’

Ingredientes:

01 garrafa de cachaça (600ml)

 600ml de água, 1/2 kg de açúcar

casca de duas laranjas

casca de um limão

50g de gengibre em pedacinhos

cravo da índia (a gosto)

canela de pau (a gosto)

01 maçã cortada em pedacinhos

Modo de fazer: Coloque em uma panela grande o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver derretendo, coloque a cachaça e a água, deixando em fogo médio de 20 a 25 minutos. Filtre e depois coloque a maçã picadinha. Manter no fogo após o preparo.

E viva São João!!!

Categorias: Formigueiros
Tags: , , , ,
junho 7, 2009 | Por Arteira | Comente

Comente