Tata Nano: surge o carro mais barato do mundo - Formigueiros.com
Formigueiros

Tata Nano: surge o carro mais barato do mundo

tata-nano-1.jpg picture by formigueiros

O dia 23 de março de 2009 vai entrar para a história do mundo automobilístico. Neste dia revela-se o carro mais barato do mundo: o Nano, da fabricante indiana Tata Motors, que busca trilhar a mesma história de sucesso de outros ícones da indústria, como o Volkswagen Fusca, o Ford T, o Mini Cooper e outros carros que seguiram a mesma receita básica: tamanho diminuto, acabamento espartano e preço baixo suficiente para que muitas pessoas possam compram o 1º. carro de suas vidas.

A indiana Tata apresenta um carro sem muitas firulas e aproveitando a mão de obra barata indiana para manter a meta do preço de US$ 2.500, ou o equivalente a R$ 5.675. Segundo Ratan Tata, dono da montadora, esse valor é só um pouco acima do cobrado por uma motocicleta no mercado indiano, tornando assim o Nano bastante atrativo para quem só pilotou motos na vida.

tata-nano-2.jpg picture by formigueiros

Com 3,29 m o Nano é impulsionado por um motor feito de alumínio com capacidade cúbica de 643 cm³ que desenvolve 33 cv, bastante razoável para um carro leve com perfil urbano. O consumo informado é de 20 km/l. Apenas um detalhe pode considerado temerário: as pequenas rodas talvez não aguente a buraqueira do 3º mundo, sendo necessário trocá-las com pouco tempo de uso.

tata-nano-interior.jpg picture by formigueiros

Com toda essa história, você se pergunta: virá ao Brasil? Certamente seria de interesse da Tata Motors expandir o mercado do Nano, até porque uma versão mais equipada será oferecida na Europa, mercado notadamente mais exigente em termos de acabamento e qualidade. A Fiat tem uma associação com a Tata, o que pode viabilizar a vinda do carro para o Brasil, mas o preço é uma incógnita por causa de detalhes como frete, cotação do dólar, margem de lucros, etc. Resta esperar como será a repercussão dos primeiros consumidores quando começarem a dirigir o Fusca do século XXI.

Categorias: Automóveis
Tags: , , , , ,
março 22, 2009 | Por Ricardo Gadelha | Comente

Comente