WTF: o Cadillac movido a energia nuclear - Formigueiros.com
Formigueiros

WTF: o Cadillac movido a energia nuclear

wtf-2.jpg picture by formigueiros

WTF? Não, não é aquela famosa expressão em inglês para expressar surpresa com um fato inusitado, e sim um carro-conceito bastante peculiar projetado pela firma Loren Kulesus. O Cadillac WTF é movido simplesmente por energia nuclear! A sigla significa World Thorium Fuel. Deve-se questionar mesmo o significado da sigla, já que em português fica a esquisita tradução de Combustível Mundial de Tório.

Para quem fugiu das aulas de química o tório é o elemento químico de número atômico 90 e símbolo Th, usado em aplicações industriais pesadas e bastante incomum no nosso cotidiano. A idéia dos projetistas é a fazer um carro que rode 100 anos sem manutenção alguma. Para isso, ele utiliza um complexo sistema de baterias alimentadas pelo tório e repassada diretamente para as rodas.

WTF1.jpg picture by formigueiros

Agora o visual do carro… é simplesmente diferente de tudo que existe hoje no mundo do automóvel. Com linhas que lembram muito mais uma nave espacial dos filmes de ficção científica, ele só consegue lembrar bem de longe um Cadillac. O vidro dianteiro começa lá na frente do carro, complementa o teto e termina numa abertura em forma de círculo onde está localizado o motor (reator?) que move o carro. Além disso, ao invés do 4 pneus normais, ele tem um conjunto formado por 6 finas rodas agrupadas no lugar dos pneus, num total de 24 rodas.

wtf-3.jpg picture by formigueiros

Para além dos delírios estéticos e mecânicos, não seria uma má idéia rodar com um carro que durante toda sua vida rode, em tese, sem parar num mecânico. Só precisam pesquisar um nome melhor pro carro: a chance da sigla WTF ser levada ao pé da letra por algum desavisado que avistasse o carro é grande.

Categorias: Automóveis
Tags: ,
janeiro 15, 2009 | Por Ricardo Gadelha | Comente

Comente