GM comemora 100 anos anunciando o Chevrolet Volt - Formigueiros.com
Formigueiros

GM comemora 100 anos anunciando o Chevrolet Volt

volt1.jpg picture by formigueiros

A GM (General Motors) comemorou 100 anos de fundação neste 16 de setembro de olho nos próximos 100. Para escapar dos prejuízos ocasionados pela alta dos preços do petróleo e acuada por concorrentes mais ágeis em oferecer soluções alternativas aos picapes e SUV’s beberrões, a corporação apresentou ao mundo seu veículo híbrido: o Chevrolet Volt.

A GM aposta muitas de suas fichas nesse carro, segundo ela o primeiro híbrido com autonomia estendida do mundo. Explicando: em quase todos os híbridos disponíveis hoje, o motor elétrico funciona como auxiliar do motor a combustão, em situações de baixa demanda de potência o elétrico até consegue mover o carro sozinho, mas quando se necessita de mais força, os dois motores trabalham em conjunto para oferecer desempenho de acordo com a situação. Este motor elétrico é alimentado por baterias que se carregam tanto pelo aproveitamento da energia dissipada nas frenagens quanto pela energia gerada e não aproveitada pelo motor a gasolina. No uso cotidiano, a economia de combustível é significativa, da ordem de 40%.

volt2.jpg picture by formigueiros

No caso do Volt, o carro é movido exclusivamente pelo motor elétrico de 150 cv. Com as baterias carregadas no máximo, ele tem autonomia de 64 km. Uma carga completa demora apenas 3h, numa tomada de 220 volts. O pulo do gato está quando se precisa percorrer distâncias maiores: um pequeno motor 1,0 turbo de três cilindros, movido a E85, entra em funcionamento exclusivamente para carregar as baterias. Com esse arranjo, o Volt é capaz de percorrer invejáveis 1.030 km.

volt3.jpg picture by formigueiros

O design do Volt é futurista sem ser brega, com volumes muito harmoniosos e detalhes marcantes, como a inscrição do modelo logo abaixo dos retrovisores. Por dentro, destaca-se o painel de cristal líquido configurável e o aspecto moderno e funcional de todo o habitáculo.

Embora ainda seja um modelo pré-série, a ser comercializado em massa apenas em 2010, o Chevrolet Volt sinaliza para uma nova era da indústria automobilística, livre do petróleo e a com tecnologias acessíveis a todos.

Categorias: Automóveis
Tags: , , ,
setembro 17, 2008 | Por Ricardo Gadelha | Comente

Comente